Utilizando Device Tree em Sistemas Embarcados

por Fabio Estevam, Senior Principal Engineer da NXP Semicondutores

Nos últimos anos a utilização de Linux Embarcado em plataformas ARM vem crescendo rapidamente. Devida à grande diversidade de tais plataformas foi necessária a adoção de diversos frameworks no kernel a fim de permitir uma integração mais homogênea e padrão. A utilizaçao de Device Tree ajudou muito nesse sentido e nessa palestra será abordada como a representação dos recursos de hardware é feita para o sistema operacional de uma maneira padronizada.

Biografia:

Senior Principal Engineer da NXP Semicondutores e trabalha no suporte técnico a clientes e desenvolvimento de sistemas embarcados baseados na linha de processadores ARM i.MX.  Ele trabalha ativamente em projetos open-source tais como o kernel do Linux e U-boot. É mantenedor do U-Boot para família i.MX e reviewer dos drivers de áudio da NXP e da parte de arquitetura dos processadores ARM i.MX no kernel mainline.
Fabio é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e trabalha na NXP desde 2000. Ministrou palestras em diversos eventos nacionais e internacionais, tais como: Embedded Systems Conference (San Jose,EUA e Sao Paulo), Freescale Technology Forum (Dallas,EUA), Seminário de Linux Embarcado organizado pelo www.embarcados.com.br.