Zephyr Project: O RTOS de código aberto da The Linux Foundation

por Felipe Neves, Engenheiro de Sistemas Embarcados Senior no Venturus Instituto

Em Janeiro de 2016 da The Linux Foundation em conjunto com parceiros entre fabricantes de semicondutores e comunidade, anunciavam a versão 0.7 e o primeiro release do Zephyr um sistema operacional de tempo real, de código fonte aberto voltado para dispositivos em borda e aplicações IoT. Nessa apresentação falaremos um pouco das características a respeito do projeto Zephyr e entraremos em alguns detalhes do kernel de tempo real, buildsystem e os subsistemas do RTOS fornecendo um passo inicial para o desenvolvedor interessado em contribuir ou utilizar esse poderoso RTOS nos seu projetos envolvendo IoT.

Biografia: 

Engenheiro desenvolvedor de sistemas embarcados que possui paixão por eletrônica, computação e ciências relacionadas, atualmente colabora no Venturus Instituro de tecnologia como Engenheiro de sistemas embarcados senior sendo braço técnico no desenvolvimento de edge devices para IoT e smart wearables, possui mestrado em engenharia de controle (USP) e graduação como tecnólogo em eletrônica embarcada automotiva (FATEC). Possui interesse em tópicos que envolvam: sw de tempo real, firmware bare-metal ou OS hosted, ISA de processadores, processamento digital de sinais, power management em sistemas embarcados e hardware para aquisição de dados.

Colabora eventualmente no projeto Zephyr RTOS principalmente nos layers relacionados a SoC ARM e architecture specifics.